top of page

CONVIDADAS/OS.

​ÂNGELA PIRES TERTO

Doutoranda em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasilia. Mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos e Direito Humanitario pela Universidade de Essex, Reino Unido. Especialsta em Direitos Humanos e Processos de Demoratização pela Universidade do Chile. Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília. Atua principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, cooperação internacional, desenvolvimento, violência, criminologia, gênero, saúde e HIV/AIDS.

FLÁVIA TEIXEIRA

Pós-Doutora pela Università degli Studi di Milano (IT), Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Sociologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais. É Professora  da Universidade Federal de Uberlândia lotada no curso de Medicina (Departamento de Saúde Coletiva) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: gênero, sexualidade, prostituição, migrações e conjugalidades.  

GONZALO GELPI PEPE

Licenciado em Psicologia pela UDELAR, Uruguai. É professor de Psicologia da UDELAR e tutor adjunto no Programa “Edusex” Administración Nacional de Educación Pública em Montevideo, curso de formação em educação sexual dirigido a professores/as. Atua nos seguintes temas: Género, educação e masculinidades.

LILIA ROSSI

Jornalista e mestre em comunicação social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, integrou por mais de quinze anos a equipe do Departamento de IST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Atualmente é consultora do Programa para o Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) e do UNAIDS/Brasil, atuando junto a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e sua Gerência de Políticas Públicas do Cuidado em Saúde para Doenças Transmissíveis..

MARIA INÊS LOBATO

Doutora em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é médica psiquiatra do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Professora do Pós-Graduação em Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora do Programa de Transtorno de Identidade de Gênero (PROTIG) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

ALEXANDRE ALMEIDA

Doutor em Letras (Linguística Aplicada) e Mestrado em Letras (Aquisição da Linguagem), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É especialista em Gênero e Sexualidade (Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e em Língua Inglesa (Centro Universitário La Salle). É professor  da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Coordena o Grupo de Estudos em Gênero, Sexualidade e Saúde - EGSS.  Atua principalmente nos seguintes temas: fala-em-interação, gênero e sexualidade, masculinidades, educação na área da saúde, formação de professores, ensino de língua materna e ensino de línguas adicionais.

LEONARDO FLORES

Empresário, dono e fundador da empresa AplikeRS, de comunicação visual. Representante do Rio Grande do Sul do Instituto Brasileiro de transmasculinidades - IBRAT. Ativista pelos direitos dos homens trans, desde 2014 vem fomentando a criação de espaços de convivência para os homens trans do Rio Grande do Sul, bem como orientando outros homens trans no acesso à saúde e no acesso à retificação do registro civil.

LUISA STERN

Mulher transexual, advogada, ativista pró Direitos de travestis e transexuais e Direitos Humanos em geral. 

SIMONE ÁVILA

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina/Aix-Marseille Université, França.  É Gerente de Políticas Públicas do Cuidado em Saúde para Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

É pesquisadora associada do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua nos seguintes temas: transmasculinidades, transexualidades, estudos de gênero, sexualidade e feminismos.

TATIANA LIONÇO

Doutora em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília. Possui graduação em Psicologia. É pesquisadora e docente no Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília - UnB.

MELISSA BARBIERI

Doutoranda no programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Estudos de Gênero. Mestre em Ciências Jurídico Civilísticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Positivo  e graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É Advogada e professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão. É pesquisadora do Núcleo de Identidade Gênero e Subjetividade (NIGS). Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e coordenadora da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/PR, subseção de Francisco Beltrão.

DÉBORA FERNANDES COELHO

Doutora e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  É professora  da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.  Membro do núcleo de pesquisa CEVIDA da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolvendo pesquisas clínicas-epidemiológicas em Aids financiadas pelo Programa Nacional de HIV/Aids do Ministério de Saúde brasileiro. Atua principalmente nos seguintes temas: enfermagem, adolescência e juventudes, saúde das mulheres, prevenção da transmissão perinatal do HIV.

JELIEL MENDES

Mulher transexual, analista e desenvolvedora de sistemas, trabalhando desde 2002 na área, atualmente na ThoughtWorks como consultora de desenvolvimento. Faz parte da organização do TransEnem, cursinho que oferece oportunidades de estudos e de aprendizado para pessoas transgêneros (transexuais, travestis e não-binárias) e também participa como coaching no projeto População T na TI na ThoughtWorks, que propõe ensinar e desmistificar o desenvolvimento de software para as pessoas trans.

LEONARDO PEÇANHA

Mestre em Ciências da Atividade Física pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Senso da Universidade Salgado de Oliveira  e Especialista em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Possui graduação em Licenciatura Plena e Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Augusto Motta. Foi bolsista do programa de Iniciação Científica (PIBIC/UNISUAM), onde atuou como aluno colaborador e bolsista. Desenvolve pesquisas com as temáticas de transgeneriedade, sexualidade, gênero e violência.

MARCELLY MALTA

Ativista em Direitos Humanos e liderança do movimento de travestis e transexuais há mais de uma década.  Preside a Organização Não Governamental Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul (Igualdade RS) e é vice-presidente da Rede Trans Brasil.  Conduziu as atividades do Conselho Municipal de Direitos Humanos da Prefeitura de Porto Alegre e atualmente faz parte da Comissão Municipal de  Aids de Porto Alegre e do Fórum LGBTT do Rio Grande do Sul. .

VIRGÍNIA DE MEDEIROS

Artista. Vive e trabalha em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro.

Galeria Nara Roesler (São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York). A artista adapta imagens documentais para usos subjetivos, pessoais e conceituais, propiciando a revisão dos modos de leitura e representação da realidade e da alteridade. 

Dentre suas principais exposições individuais estão: 2014 Studio Butterfly e outras fábulas, Galeria Nara Roesler, São Paulo; 2010 Fala dos Confins, Complexo Cultural Funarte, São Paulo;  2007 Faille, La Chambre Blanche, Québec, Canadá. Em 2015 foi vencedora do PIPA Júri e Voto Popular com uma Bolsa na Residency Unlimited em Nova York, EUA. Neste mesmo ano, foi premiada na 5ª Edição Prêmio Marcantonio Vilaça CNI / Sesi / Senai e recebeu a Bolsa Residência Universidade Metropolitana de Manchester, Manchester, Inglaterra. Em  2014 foi premiada no 18o Festival de Arte Contemporânea Sesc-Videobrasil com a Bolsa Residência ICCO-Residency Unlimited em Nova York. 

Em 2013 recebeu o Prêmio de aquisição do Marcantonio Vilaça. Em 2012 foi contemplada pela Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais e selecionada para o Projeto Residência artística da Fundaj e o CCBNB.  Em 2011 a artista recebeu a  Bolsa PIESP, em São Paulo. Em 2009 foi premiada pelo Rede Nacional Funarte Artes Visuais. Em 2005-2006 foi selecionada pelo Programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais e em 2003 pela  Bolsas Vitae de Artes de São Paulo. Conheça mais o seu trabalho, clicando aqui.

 

VII Trans Day NIGS/EGSS

Seminário Transfobia, Cidadania e Identidades TRANS

bottom of page